Full Program »
A importância e a influência dos stakeholders para a obtenção de benefícios relacionados à internacionalização do ensino superior: análise compreensiva pautada na Responsabilidade social
File 1![]() 1.2MB |
Fundamentando esta perspectiva, a teoria dos stakeholders tem enfatizado as relações de interdependência entre Instituições e atores internos e externos e a sua importância para o processo de tomada de decisão e, por conseguinte, para a performance das organizações. (Freeman, 1984; Jongbloed, Enders & Salerno, 2008; Mitchell, Agle & Wood, 1997).
No caso específico da internacionalização do ensino superior, esta discussão revela-se corrente, visto que no cerne do desenvolvimento deste fenômeno repousa a tentativa de melhoria contínua da qualidade do ensino superior, principalmente tendo em conta os efeitos da globalização nas sociedades.
Tendo em conta essas asserções, este trabalho tem por objetivo discutir acerca da relevância dos stakeholders para a consecução da internacionalização, a partir da apresentação dos resultados da pesquisa que analisou esta relevância nas perspetivas teórica e empírica em três contextos nacionais diferenciados, nomeadamente, Portugal, Brasil e Holanda. A perspectiva teórica diz respeito ao envolvimento dos stakeholders no ensino superior regulamentado pelos pressupostos legais nacionais. Por sua vez a perspectiva empírica se refere as análises qualitativa e quantitativa da importância e de influência de 12 stakeholders (internos e externos) no desenvolvimento da internacionalização.
Os resultados destas análises permitiram comprovar a importância e a influência dos stakeholders (internos e externos) na obtenção dos benefícios relacionados à internacionalização nestes contextos, principalmente aqueles que se relacionam à formação do estudante. Do mesmo modo, foi possível confirmar as relações de interdependência entre as IES e sociedade nos três contextos.
Bibliografia
Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach: Cambridge University Press.
Jongbloed, B., Enders, J., & Salerno, C. (2008). Higher education and its communities: Interconnections, interdependencies and a research agenda. Higher Education, 56(3), 303-324.
Mitchell, R. K., Agle, B. R., & Wood, D. J. (1997). Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of management review, 22(4), 853-886.
Author(s):
Rita Castro
Universidade Estadual de Feira de Santana
Brazil
Carlos Pinho
Universidade de Aveiro
Portugal
Maria João Pires da Rosa
Universidade de Aveiro
Portugal
