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O caráter multifacetado da Internacionalização da Educação Superior, associado à diversidade de motivações que a impulsionam e aos múltiplos estágios em que ela se manifesta nos diversos países, revela sua complexidade. Conhecer a adequação das universidades brasileiras a esse processo, bem como o perfil do gestor universitário responsável pelas atividades de Cooperação Internacional, com ênfase nas competências mínimas requeridas para o exercício dessa função, torna-se relevante nesse contexto. Esta pesquisa se refere a um diagnóstico do perfil do gestor universitário de Cooperação Internacional - em termos de formação e competências - no contexto das universidades brasileiras públicas federais. O recorte abrangeu 46 universidades vinculadas à Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), o que sugere a ocorrência de pelo menos certo nível de atividade internacional nessas instituições. Os resultados - que demonstraram, entre outros aspectos, áreas de formação não relacionadas às atividades de natureza internacional; falta de capacitação nas áreas de Gestão Universitária e Internacionalização e acúmulo excessivo de funções - sugerem que, de modo geral, essas instituições carecem de mais investimentos e de melhorias para lidar com os desafios da Internacionalização da Educação Superior.
Author(s):
Fernanda Geremias Leal
Universidade Federal de Santa Catarina
Brazil
Rafaela Ribeiro Céspedes
Universidade Federal de Santa Catarina
Brazil
Luciane Stallivieri
Universidade Federal de Santa Catarina
Brazil