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O Brasil tem vivenciado a experiência de receber imigrantes de países como Haiti e Síria, além daqueles oriundos da Bolívia e Paraguai, por exemplo. Muitos deles chegam em situação precária, por não encontrarem condições de trabalho dignas em seus países ou por terem outros direitos humanos violados. Ao chegarem, os imigrantes esbarram na desigualdade de condições de inserção no mundo do trabalho e no mundo acadêmico. Neste estudo, busca-se discutir a iniciativa de uma instituição tecnológica de ensino na tentativa de abrir espaços para a integração desses estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como alunos regulares em cursos de graduação. São apresentados e discutidos aspectos legais da iniciativa, a exemplo da criação de normas internas e de políticas de permanência desses imigrantes, além da estrutura do curso de língua portuguesa e cultura(s) brasileira(s) como proposta de acolhimento e preparação para a efetiva inserção desses estrangeiros como alunos regulares nos cursos de graduação.
Author(s):
Jerônimo Coura-Sobrinho
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
Brazil
Cristiane Oliveira Pisani Martini
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
Brazil
Júnia Moreira da Cruz
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
Brazil