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A comunicação entre pessoas de nacionalidades diferentes pode ocorrer em diversos graus de intercompreensão e em mais de uma língua. Além disso, diversas habilidades e sub-habilidades podem ser ativadas para que se atinja o objetivo comunicativo, objetivo esse sempre circunscrito em situações de comunicação que determinam os papéis sociais e as formas de dizer dos sujeitos em contato. Neste trabalho, pretende-se apresentar as estratégias utilizadas por uma instituição tecnológica de ensino para facilitar a inserção de estrangeiros no meio acadêmico, levando-se em conta fatores como a(s) língua(s) de domínio do estrangeiro, o tempo de permanência em território brasileiro, seus objetivos acadêmicos e profissionais. Além disso, são discutidas as formas de capacitação empregadas na formação de profissionais para atuar na área do ensino de português como língua adicional, com vistas a ampliar o processo de internacionalização institucional.
Author(s):
Natália Tosatti
CEFET-MG
Brazil
Liliane Damazo
CEFET-MG
Brazil
Jerônimo Coura-Sobrinho
CEFET-MG
Brazil