Full Program »
Learning Experiences in Science Without Borders Program: what do students tell us%3F
This presentation aims to report the processes experienced by students, from FUMEC University, located in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, who have participated in the Science Without Borders Program. The study is based on the concept of experience by Miccoli (1997-2014) and the methodology of narrative research (LIEBLICH ET AL.). Data were collected by means of students’ written narratives in order to understand their learning process in experiencing the mobility program. A qualitative approach to the analysis and presentation of the results was adopted. The narratives revealed that students benefited from experiencing the mobility program far more than just scientific learning but fostered their autonomy to learn and broadened their horizons about the world which might help them make more informed decisions on their personal, academic and professional areas.Experiências de Aprendizagem no Programa Ciência sem Fronteiras: o que estudantes nos dizem%3F
Esta apresentação tem como objetivo relatar os processos vivenciados por estudantes, da Universidade FUMEC, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, participantes do programa Ciência sem Fronteiras. O estudo baseia-se no conceito de experiência de Miccoli (1997-2014) e na metodologia da pesquisa narrativa (LIEBLICH ET AL.). Os dados foram coletados por meio de narrativas escritas dos alunos, a fim de compreender o seu processo de aprendizagem ao vivenciar o programa de mobilidade. Foi adotada uma abordagem qualitativa para a análise e apresentação dos resultados. As narrativas revelaram que os estudantes se beneficiaram da experiência no programa de mobilidade muito além de apenas a aprendizagem científica, mas este promoveu sua autonomia para aprender e ampliou seus horizontes sobre o mundo, o que poderia ajudá-los a tomar decisões mais informadas nas áreas pessoais, acadêmicas e profissionais.
Experiencias de aprendizaje en Ciencia sin fronteras: ¿lo que los estudiantes nos dicen%3F
Esta presentación tiene como objetivo informar sobre los procesos vividos por los estudiantes de la Universidad FUMEC, ubicada en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, que participaron del programa Ciencia sin Fronteras. El estudio se basa en el concepto de experiencia de Miccoli (1997-2014) y la metodología de la investigación narrativa (LIEBLICH ET AL.). Los datos fueron recolectados a través de narraciones escritas de los estudiantes con el fin de comprender el proceso de aprendizaje que experimentan en el programa de movilidad. Se adoptó un enfoque cualitativo para el análisis y presentación de resultados. Los relatos revelan que los estudiantes se beneficiaron de la experiencia en el programa de movilidad mucho más allá de la formación científica, pero eso dio lugar a su autonomía para aprender y ampliar sus horizontes sobre el mundo, lo que podría ayudar a tomar decisiones más informadas en las áreas personal, académica y profesional.
Author(s):
Climene F. Brito Arruda
Universidade FUMEC
Brazil