Full Program »
A Língua como Fator de Promoção da Internacionalização Institucional
A Língua como Fator de Promoção da Internacionalização InstitucionalO processo de internacionalização por que passam as Universidades Brasileiras trouxe consigo duas possíveis vertentes de ação internacional: a que busca os parceiros (estudantes e staff) para sua inserção na vida interna da Instituição - “internacionalização in”, e a que privilegia o envio dos atores da internacionalização (staff e estudantes) às instituições estrangeiras -“internacionalização out”.
A política de internacionalização Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG contempla ambas as vertentes. Em razão disso, a língua tem sido considerada como fator de considerável importância em todas as ações de internacionalização, seja “in” ou “out”.
Em razão dessa visão estratégica, o ensino do Português como Língua Estrangeira - PLE foi abraçado pela Secretaria de Relações Internacionais. Esse projeto deu origem a grupo de pesquisa registrado no CNPq e à linha de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado). Resultaram das reflexões, curso de PLE para alunos estrangeiros, curso de formação para professores de PLE e, mais recentemente, curso de extensão de PLE a ser ministrado para alunos das instituições parceiras, interessados no aprendizado da língua portuguesa, para viabilizarem a realização de seus cursos de pós-graduação stricto-sensu no CEFET-MG ou em outras instituições brasileiras.
Nesse trabalho serão relatadas as ações relativas ao Projeto PLE/CEFET-MG realizadas junto à República Dominicana, em razão dos convênios assinados com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com diversas universidades daquele país.
Author(s):
Maria Inês Gariglio
CEFET-MG
Brazil
Tânia Inácio de Oliveira
CEFET-MG
Brazil
Marlúcia Dias Lopes Alves
CEFET-MG
Brazil