FAUBAI Conference 2015

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Reflexões sobre a internacionalização: Desafios e oportunidades no processo de internacionalização de um curso de Administração

A dinâmica da internacionalização da educação superior ainda requer um entendimento sistêmico de suas práticas, possibilidades, procedimentos, desafios e oportunidades. Especificamente no Brasil, em função do marco regulatório que determinam as atividades procedurais na educação superior, a internacionalização torna-se ainda mais complexa em função da dificuldade de convergir ações que atendam aos anseios da tríade regulação-instituição-parceiros internacionais. Nesse sentido, propor uma dinâmica de internacionalização em um ambiente complexo e competitivo, tal como o da educação superior brasileira, requer uma compreensão sistêmica do contexto, determinando ações pontuais que permitam o desenvolvimento de ações eficazes.Com base nesses aspectos, o trabalho preleciona contextualizar os desafios e oportunidades que são inerentes ao processo de internacionalização de um curso de Administração, escolhido por ser o curso que possui uma das maiores demandas no segmento da educação superior Brasileira. As contribuições teórico-empíricas destacam os aspectos inerentes aos conceitos de internacionalização da educação superior, de regulação e avaliação da educação superior e apresentam um retrato atual do contexto educacional brasileiro, com ênfase no segmento privado que é o mais suscetível a esse processo. Para tanto, os procedimentos metodológicos destacam uma investigação predominantemente qualitativa, quando a abordagem dos objetivos, e uma pesquisa exploratória, utilizando procedimentos técnicos relacionados com as pesquisas bibliográfica, documental como base técnica para a investigação. Os resultados permitem concluir que os principais desafios que surgem no contexto da internacionalização de um curso de Administração estão relacionados ao entendimento sistêmico da regulação no Brasil e aos demais aspectos relacionados a manutenção de relações convergentes em países de interesse. Como oportunidades, especialmente para o segmento privado, encontram-se possibilidades de flexibilização curricular, diversificação de receita e (re) construção da marca da instituição, tendo em vista os diferenciais competitivos que surgem do processo de internacionalização.

Author(s):

Thiago Henrique Almino Francisco    
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Brazil

Izabel Regina de Souza    
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Brazil

Marina Keiko Nakayama    
Universidade Federal de Santa Catarina
Brazil

 

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