Full Program »
Escritórios de representação permanente de universidades francesas no Brasil
Desde 2013 algumas universidades ou comunidades universitárias francesas e brasileiras iniciaram uma modalidade de cooperação que consiste na troca de escritórios de representação com universidades parceiras.Os objetivos da iniciativa são fortalecer a presença dessas universidades no país parceiro, oferecer reciprocidade e planejar conjuntamente ações e programas inovadores na área da internacionalização, favorecendo o desenvolvimento de novas modalidades de intercâmbio de estudantes, docentes-pesquisadores e de projetos de pesquisa em colaboração.
As Universidades de Lyon, Sorbonne Paris-Cité e Toulouse propõem-se a apresentar na Conferência Internacional FAUBAI 2015 seus projetos de instalação de escritórios de representação, assim como algumas das principais ações em curso visando ao fortalecimento da cooperação com suas universidades parceiras no Brasil.
Université de Lyon - Universidade de São Paulo:
As excelentes relações da Universidade de Lyon e seus estabelecimentos membros com as universidades do Estado de São Paulo destacam-se há muitos anos por seu dinamismo e espírito inovador.
Em maio de 2013 um acordo de cooperação entre a Universidade de Lyon e a USP foi assinado com o objetivo de reforçar e promover a colaboração universitária em todas as áreas do conhecimento, favorecer a interdisciplinaridade científica e a inovação tecnológica, além de valorizar a pesquisa e suas aplicações. Esse acordo inscreve-se no projeto da Universidade de Lyon de criar relações privilegiadas – construindo uma Aliança Internacional – com um grupo de universidades estrangeiras escolhidas e de promover com elas um “espaço integrado de formação e pesquisa”.
A fim de acompanhar essas relações, identificar novas pistas de cooperação e de desenvolver novos projetos, assegurando ainda uma interface operacional com os parceiros e as autoridades locais, a Universidade de Lyon abriu em outubro de 2013 seu escritório de representação em São Paulo.
Durante o ano de 2013 ações inovadoras no âmbito da formação foram iniciadas, reforçando particularmente os laços entre a formação e a pesquisa.
No nível da graduação uma iniciativa original bilíngue e bi-diplomante inspirando-se no princípio dos programas PITES e beneficiando-se das relações científicas existentes foi concretizada na área do Direito entre as Universidades Lumière (Lyon 2), Jean Moulin (Lyon 3), Jean Monnet Saint Etienne e a USP.
Em 2013 e em 2014 seminários científicos foram organizados em Lyon e em São Paulo reunindo centenas de pesquisadores nas áreas dos estudos urbanos, ciências humanas e sociais, engenharia e biomatemática, saúde global e complexidade. O caráter multidisciplinar dessa cooperação se confirma pelos diferentes projetos resultantes dos seminários realizados.
Université Sorbonne Paris Cité - Universidade de São Paulo:
A Universidade Sorbonne Paris Cité (USPC) reúne desde 2013 oito estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa de Paris e da sua região (Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, Université Paris Descartes-Paris 5, Université Paris Diderot-Paris 7, Université Paris 13, INALCO, Sciences Po, IPGP, EHESP).
Estas universidades já tinham há muitos anos numerosos acordos específicos de intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes, assim como projetos comuns de pesquisa, com a USP e com muitas outras universidades brasileiras. A reunião destes oito estabelecimentos tornou possível um desenvolvimento maior dessas colaborações e a USPC e a USP decidiram em 2014 estabelecer escritórios recíprocos de representação.
A representação da USPC no campus da USP acaba de abrir em fevereiro de 2015, e a representação da USP em Paris abrirá daqui a alguns meses. Embora a representação da USPC esteja estabelecida na USP, ela é vocacionada para incentivar colaborações com todas as universidades brasileiras e, reciprocamente, a representação da USP deverá encorajar as colaborações além da USPC.
Especificamente na área da pesquisa, a USP et a USPC decidiram
apoiar projetos novos e inovadores de pesquisa comuns e de lançar um
convite a apresentação de projetos conjuntos. O objetivo é de dar a
oportunidade aos pesquisadores de se conhecerem melhor e de iniciar a colaboração antes de apresentar o projeto às instituições nacionais de financiamento da pesquisa.
Université Fédérale Toulouse Midi-Pyrénées - Universidade Federal de Pernambuco:
A "Université Fédérale Toulouse Midi-Pyrénées" é o conjunto das universidades, escolas superiores e laboratórios de pesquisa da Região Midi-Pirineus. Segundo pólo universitário francês, é uma instituição pública, reunindo os recursos dos parceiros para cooperação internacional.
Além de suas representações na Europa, implantou uma antena (escritório permanente) na China, em 2013, implementando a segunda no Brasil, em 2014, na cidade do Recife, com a finalidade de favorecer os intercâmbios e projetos com o Brasil.
A cidade de Recife foi escolhida em função de vários projetos anteriores de instituições de Toulouse com as universidades pernambucanas, mas também para reforçar as sinergias com projetos culturais e econômicos que a Região Midi-Pyrénées desenvolve no âmbito de um acordo de cooperação com o Estado de Pernambuco.
No quadro de sua política de internacionalização, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resolveu sediar essa antena e assinou um convênio com a Universidade Federal de Toulouse Midi-Pyrénées, para finalizar esse acordo em abril de 2014.
Foi realizado na ocasião um seminário científico Pernambuco/Midi-Pirineus, visando identificar intercâmbios e projetos nas seis temáticas de interesse recíproco: Meio ambiente e recursos naturais; Patrimônio história e sociedade; Espaços urbanos; biologia e saúde humana; Materiais e tecnologia; Agricultura agronomia e saúde animal.
Vários projetos de intercâmbios já estão em andamento tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de projetos de pesquisa, dando prioridade a teses em cotutela e diplomas em dupla titulação.
Author(s):
Carla Ferro
Université de Lyon
France
Philip Miller
Université Sorbonne Paris-Cité
France
Pierre Fernandez
Université Fédérale Toulouse Midi-Pyrénées
France