Skip to main content
OpenConf

Papers Proceedings »

Case: Programa de Talentos Tecnosinos

O Programa Talentos Tecnosinos é uma iniciativa do Parque Tecnológico São Leopoldo Tecnosinos que tem por objetivo disseminar a pauta do empreendedorismo de inovação entre alunos do ensino médio em parceria com as escolas que frequentam.
Guiados pela busca do desenvolvimento da região do Vale dos Sinos, com base na economia do conhecimento, desde a concepção o Tecnosinos foi idealizado para operar em modelo triple hélice, tendo a governança compartilhada entre o poder público, universidade e iniciativa privada, representados pela Prefeitura de São Leopoldo, Unisinos e empresas. A partir do alinhamento das competências da Universidade e vocação da região, o foco de atuação do Parque abrange cinco especialidades: TI, comunicação e convergência digital, automação e engenharias, tecnologias para a saúde e socioambientais. Em um ambiente globalizado, integram o Parque 80 empresas, entre startups e consolidadas, provenientes de 7 países.
A partir desse contexto dinâmico que une tecnologia, internacionalização e cooperação, o foco do Programa é oportunizar a potencias talentos uma imersão qualificada nas experiências geradas no Tecnosinos. O propósito é despertar nos alunos as oportunidades de carreira em um ambiente de tecnologia. Ainda, o Programa tem objetivo de demonstrar aos alunos que cada vez mais as fronteiras geográficas deixam de ser limites ao desenvolvimento de uma carreira. O trânsito de talentos entre os diversos países do Tecnosinos é recorrente. A dinâmica da mobilidade e compartilhamento de experiências culturais, fazem do Tecnosinos uma oportunidade para talentos conectarem-se diretamente com o mundo.
A agenda do Programa consiste em uma visita técnica, com a apresentação institucional do contexto do Parque seguido de enfoque direcionado a oportunidades de carreira, perfil e requisitos comuns aos profissionais que atuam no Parque. Com a finalidade de tangibilizar o ecossistema apresentado os alunos interagem com o ambiente da incubadora e parque, visitando empresas startups e consolidada. O Programa Talentos é conduzido pela equipe técnica do TECNOSINOS, porém, conta com a participação de empreendedor incubado, de empresa consolidada e de professores da Universidade.
Inicialmente idealizado para atender escolas em um raio de 50km, desde a sua criação em 2011, o Programa já viabilizou a participação de 3.600 estudantes de 135 escolas. A repercussão do Programa ultrapassou a abrangência idealizada e atualmente recebe alunos de todo Rio Grande do Sul. Ainda, reforçando o caráter internacional do ecossistema, desde 2015, o Programa Talentos recebe alunos de intercâmbio da Argentina, em uma parceria com o Instituto de Educação Ivoti.

Author(s):

Flavia Fiorin    
Tecnosinos
Brazil

Eduarda Sawaya    
Tecnosinos
Brazil

Delmara Bohrer    
Tecnosinos
Brazil

Tassiane Kinetz    
Tecnosinos
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC