Skip to main content
OpenConf

Papers Proceedings »

Da Globalização à Glocalização: Repensando a interculturalidade no ensino da língua inglesa

View File
PDF
0.9MB

Atualmente, o inglês adquiriu o status de Língua Franca permitindo a comunicação mundial (SEIDLHOLFER, 2011). Uma das características do Inglês como Língua Franca é considerar a natureza da interculturalidade permitida pela linguagem (SIQUEIRA, 2008). No entanto, em nosso contexto, os alunos recebem regras gramaticais durante vários anos de estudo, mas muitas vezes não têm a capacidade de usar e entender o inglês em comunicação intercultural. Os equívocos causados pelas diferenças culturais, frequentemente, são catastróficos na mobilidade dos alunos em intercâmbios. O objetivo deste trabalho é apresentar exemplos de experiências interculturais vividos por alunos do Instituo Federal do Piauí, que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras e apresentar proposta de atividades de como a competência intercultural pode melhor o ensino de língua estrangeira. Também propomos a necessidade do conceito de glocalização nas políticas linguísticas e práticas educativas a fim de conduzir uma comunicação eficaz e apropriada entre pessoas de outras culturas. Como professores de inglês, precisamos instruir nossos alunos como eles podem adquirir tal competência para melhorar suas habilidades linguísticas.

Author(s):

Giselda Costa    
Instituto Federal do Piauí-IFPI
Brazil

Selma Oliveira    
Instituto Federal do Piauí-IFPI
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC